domingo, 9 de janeiro de 2011

Informe FS no Painel do Paim


Informes FS
Paulo Cesar Pereira
Nova Mesa na Câmara Municipal
Trata-se da Mesa Diretora, eleita na segunda-feira (20) em chapa única, tendo como presidente Altair Nogueira, vice-presidente Pulguinha e secretário Dr. Gleyser, para o próximo biênio (2011 e 2012).
Bem, vamos aos bastidores: como esta Folha do Sul divulgou em sua edição anterior a disputa para a presidência estava restrita aos vereadores Altair e Pulga; no entanto, a matéria destacava que um terceiro nome poderia surgir durante a votação, e foi justamente esse terceiro nome, no caso o vereador Dr. Cláudio Pereira, quem definiu a presidência da Casa e sua Mesa Diretora.
Ele, o Dr. Cláudio, se desejasse, levaria facilmente a presidência da Câmara, mas sempre recusou porque não teria como compatibilizar sua vida profissional com o cargo, exceto para uma disputa maior, como fez para deputado e agora se preparando para a disputa a prefeito (ver nota abaixo). Mas, nos últimos dias que antecederam a definição o Dr. Claúdio passou a ser muito assediado por vereadores e até pessoas que estavam na espera de uma nomeação. O que fez? Chamou os dois postulantes e avisou: “ou vocês dois se compõem ou eu entro na disputa”. Pronto, como se estivéssemos nos tempos de coronéis, questão resolvida!
Apenas um senão: com isso (como no poema “A mão que balança o berço”) o Dr. Cláudio se tornou avalista e responsável solidário da nova gestão, o que em política não é nada bom.
Choque de gestão na Prefeitura
Fontes fidedignas garantem que o prefeito Faustinho amadurece a idéia de realizar mudanças em seu secretariado esperando com isso uma maior agilidade e participação popular, isso por conta de bons ventos que sopram (verbas) para os dois últimos anos de seu mandato. Faustinho deseja, e com total razão, que a população reconheça que o seu governo está mudando Três Corações para melhor depois de anos de estagnação, e para isso necessita de uma assessoria menos engessada.

Aberta a temporada
O médico e vereador Dr. Cláudio Pereira anunciou publicamente que é sim candidato a prefeito nas próximas eleições (2012). O ex-prefeito Gordo Dentista e o infatigável (ainda?) Luiz Vilela não devem ter gostado nem um pouco da notícia. Para a turma do andar de baixo a notícia pouco importou, como figurantes, eles estarão presentes da mesma forma massageando suas vaidades.
E o prefeito Faustinho? Bem, embora se recusando a falar se vai para a reeleição (e vai mesmo) a situação em nada muda na disputa eleitoral. Explico: Faustinho mantém uma média histórica de cerca de 10 mil votos e conta com os votos dos formadores de opinião, como ficou evidente nas últimas eleições após virar e deslanchar na última semana antes do pleito.
Por outro lado, Faustinho vem fazendo uma boa administração, regularizando as finanças públicas, que estavam um desastre, inclusive o nome de Três Corações constava há quatro anos no SIAFI (o SPC e SERASA dos órgãos públicos). Enfim, mesmo os mais críticos reconhecem que a cidade está mudando para melhor. Por sua vez o Prefeito e garante que verbas já estão aprovadas para 2011, tanto no orçamento do governo federal quanto estadual, especialmente destinadas às áreas sociais e saúde, incluindo habitação, o que atende necessidades da população como um todo, o que é ótimo para planos futuros, seja quais forem.
Mas, e o vice-prefeito Sérgio Auad? Essa indagação, importante no tabuleiro político, fica para a próxima coluna...

UTAM?
Alguém sabe o que é a UTAM? Não? Deveriam saber, pois ela está sempre presente em questões que afetam o bolso do cidadão tricordiano falando em seu nome. Exemplo recente: ela esteve, como representante da população, na reunião que aprovou o aumento nas passagens dos ônibus urbanos que passa de R$ 1,80 para R$ 2,00 a partir do dia 13 de Janeiro (ver notícia nesta edição). Você sabe quem é o presidente, sua diretoria? Em tempo: UTAM significa União Tricordiana das Associações de Moradores. Sua sede é bancada pelo dinheiro público (nosso), e ainda recebe uma verba mensal do município (nossa) para o seu custeio.
Bons tempos aquele onde cada presidente de sua Associação de Moradores de Bairro tinha autonomia e cobrava os anseios de seus associados diretamente aos vereadores, secretários e ao próprio prefeito. Acabaram com essa representatividade. Agora, sem outros que$tionamento$, tá tudo dominado, burocratizado.
Em tempo: os vereadores que deveriam estar na negociação desse aumento simplesmente não apareceram. Pobre Câmara Municipal, pobre população tricordiana, sempre sem representatividade quando o assunto não é festa e “homenagens” variadas com o dinheiro público.

Namoradeiros, cuidado!
A CCJ da Câmara aprova PL que inclui namoradas e ex-namoradas sob a proteção da Lei Maria da Penha. Contam que o prefeito Sérgio Cabral, do Rio, é contra o Projeto, e teria justificado: “afinal, quem já não deu uns cascudos na namorada?”

Pé-frio
Dilma, além de engolir bovinamente os ministros e escalões do governo Lula, herdou da mesma forma o seu conhecido “pé-frio”. Em Porto Alegre, comemorando o seu aniversário (63 anos) toda vestida de vermelho, isso antes do jogo contra os congoleses, perguntada disse: “é para homenagear o Internacional...”

Polícia
É esperada uma possível guerra de gangs entre Boa Ventura (Vila Fátima) e o Brejinho, tudo pelo desaparecimento do menor delinqüente conhecido como Glauber. Ele está sumido há quatro dias e seus irmãos, entre eles –Ed Carlos, o Pé de Galinha, já o procuraram em todas as “bocas” e nada. A Polícia Militar tem indagado os viciados da região em busca de pistas, também sem sucesso. O menor já sofreu pelo menos dois atentados, um deles à bala, todos creditados aos marginais do Brejinho. O comentário que circula pelo Boa Ventura aponta o desaparecimento se tratar de mais um deles, e motivado pela distribuição do crack. Os moradores da região (os Bairros fazem divisas) estão preocupados e muito temerosos por um violento confronto, que já está sendo anunciado. 

Nenhum comentário: