terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Panorama Político - 21-01-2014 (O Globo - Ilimar Franco) 

Cristiano Ronaldo é eleito o Melhor do Mundo e Pelé recebe homenagem    

 

 
O português conquistou o prêmio de Melhor Jogador de Futebol do Mundo pela segunda vez. Pelé ganhou uma Bola de Ouro de Honra.


O português Cristiano Ronaldo conquistou o prêmio de Melhor Jogador de Futebol do Mundo - pela segunda vez. Foi uma cerimônia emocionante para ele, mas também pro maior jogador de futebol de todos os tempos.
É a noite de gala do futebol. Uma noite em que os ídolos do gramado deixam a chuteira de lado para celebrar o talento com a bola. E como lembrou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, nunca houve talento maior do que o de um brasileiro.
Na festa foram mostradas imagens de quando Pelé jogava. Naquela época, a "Bola de Ouro" era entregue apenas a quem atuava na Europa. Por isso, a própria Fifa reconheceu que era preciso reparar essa injustiça.
Quando Pelé foi chamado ao palco, um longo aplauso do público em pé. Um reconhecimento que fez mesmo quem já recebeu tantos troféus ir às lágrimas. Pelé ganhou uma Bola de Ouro de Honra, entregue pela primeira vez para ele.
E teve mais brasileiros premiados. Tiago Silva e Daniel Alves ficaram na seleção dos 11 melhores de 2013.
Marta - vencedora 5 vezes - concorria mais uma vez. Mas a vencedora foi a goleira e capitã da seleção alemã, Nadine Angerer.
Neymar também concorria a um prêmio: o de Gol Mais Bonito. Ficou em terceiro lugar. Era mesmo difícil bater o impressionante gol de bicicleta de fora da área do sueco Ibrahimovic.
Para o grande prêmio da noite, o de Melhor Jogador, não havia nenhum brasileiro. Mas o grande favorito fala a nossa língua: o português Cristiano Ronaldo concorria com o argentino Messi e com o francês Ribéry.
Coube a Pelé anunciar o vencedor. Cristiano já havia ganhado a Bola de Ouro em 2008, mas a deste ano parecia trazer um grande alívio depois de quatro vitórias seguidas de Messi.
O filho de 3 anos de idade foi atrás do pai e ganhou o carinho de Pelé. Mas o craque não resistiu ao choro. Cristiano nem lembrava o jogador marrento e vaidoso dos gramados. Mal conseguiu falar.
O maior vencedor da noite foi Cristiano Ronaldo, que vai para a Copa no Brasil com a grande responsabilidade de ser o Melhor do Mundo.
“Obviamente vou tentar demonstrar meu valor. É uma competição muito importante, mas como disse é tentar dar sempre meu melhor”, disse Cristiano Ronaldo, 69 gols em 2013.
No ano da Copa no Brasil, o mundo do futebol já está falando português

Nenhum comentário: